Friday, July 28, 2017

DAME HELEN MIRREN CHEGA AOS 72 ANOS E NÓS COMEMORAMOS COM LOUVOR

por Chico Marques


Dame Helen Mirren é uma grande atriz respeitadíssima na Inglaterra e com uma carreira espetacular pelas costas.

Só que, estranhamente, só há pouco anos, com o sucesso internacional de A Rainha, é que o resto do mundo começou a se dar conta disso.





Ela começou sua carreira na Royal Shakespeare Company em 1967, e é uma das pouquíssimas atrizes a ganhar a Triple Crown of Acting, a maior honraria do Teatro Britânico. 

Fez uma carreira brilhante no cinema inglês, e, entre os muitos prêmios que recebeu, ganhou a Palma de Ouro de Melhor Atriz pelo filme irlandês "Cal" em 1984.




Finalmente ganhou o Oscar de Melhor Atriz aos 62 anos de idade, quando Stephen Frears a convocou para interpretar a Rainha Elizabeth II. 

De lá prá cá, tem sido escalada frequentemente para produções americanas, depois de ser esnobada solenemente em Hollywood por mais de 30 anos.



Dame Helen Mirren ganhou recentemente um Tony pela peça "The Audience".

Ganhou também vários Emmys por sua performance como a detective Jane Tennison na série da TV inglesa "Prime Suspect", que teve sete temporadas entre 1991 e 2006.





Dame Helen Mirren comemorou 72 anos de idade na última segunda feira, 24 de Julho.

Daí selecionamos cinco filmes menos conhecidos de sua filmografia -- três produzidos no Reino Unido e dois em Hollywood.


Em comum entre eles, apenas o fato de estarem disponíveis para locação nas estantes da Paradiso Videolocadora.






EXCALIBUR
(Excalibur, 1981, 140 minutos, direção John Boorman)

A lenda do rei Arthur e os cavaleiros da Távola Redonda chega em sua mais impressionante versão em Excalibur, do visionário cineasta inglês John Boorman. Todos os elementos do clássico "A Morte de Arthur", de Sir Thomas Malory, estão aqui: Arthur (Nigel Terry) remove a espada Excalibur de uma pedra; o nobre nascimento e o trágico declínio da Távola Redonda; a heróica tentativa de recuperar o Santo Gral; e o instável equilíbrio de poder entre o sábio mago Merlin (Nicol Williamson) e a feiticeira Miranda (Helen Mirren), belíssima e malévola irmã de Arthur, que o envolve num feitiço para consumar um ato de incesto, gerando assim um herdeiro de sangue puro. Pauline Kael, do The New Yorker, escreveu, "um luxo, uma cena extonteante atrás da outra". Com Patrick Stewart, Gabriel Byrne e Liam Neeson em notáveis papéis.
MEMÓRIAS DE UM TERRORISTA
(Cal, 1984, 102 minutos, direção Pat O' Connor)

Cal (John Lynch) é um jovem membro do IRA que vive um romance com Marcella (Helen Mirren), uma mulher católica que teve seu marido, um policial protestante, morto pela organização terrorista um ano antes de se conhecerem. Helen Mirren ganhou merecidamente a Palma de Ouro de Melhor Atriz em 1984 por este papel. A trilha sonora do filme, de Mark Knopfler, é explendorosa.
O COZINHEIRO, O LADRÃO, SUA MULHER E O AMANTE
(The Cook, The Thief, His Wife and Her Lover, 1989, 124 minutos, direção Peter Greenaway)

O gângster Albert Spica (Michael Gambon) janta todas as noites no restaurante Le Hollandais em companhia de seus capangas e sua esposa Georgina (Helen Mirren). Cansada dos modos violentos e grosseiros do marido, Georgina flerta com um solitário Michael (Alan Howard). Com a cumplicidade do chefe de cozinha Richard (Richard Bohronger), os dois amantes fazem sexo às escondidas no banheiro e na despensa do restaurante, enquanto Albert devora prato após prato em sua mesa. Quando Albert descobre a traição da esposa, desfecha uma cruel vingança contra Michael, que por sua vez será vingado por Georgina.
A PROMESSA
(The Pledge, 2001, 123 minutos, direção Sean Penn)

Jerry Black (Jack Nicholson) é um honrado detetive da polícia que tem um dilema em suas mãos. Um dia antes de sua aposentadoria, ele recebe a notícia do brutal assassinato de uma garotinha de apenas oito anos. Ainda a serviço, Jerry não só insiste com seus colegas para verificar o corpo como é encarregado de comunicar a família, uma tarefa difícil e delicada que só alguém com seus anos de experiência poderia realizar. Assim que dá a notícia, a mãe da garotinha o faz garantir que pegará o assassino, custe o que custar. Assim que o primeiro suspeito (Benicio Del Toro) é capturado, Jerry desconfia que talvez não seja o verdadeiro culpado e decide investigar por conta própria. Entre o desejo de continuar a serviço da polícia e a responsabilidade da última tarefa honrada, Jack vai comprometer o resto de seus dias para cumprir sua palavra. Helen Mirren e Vanessa Redgrave fazem pequenos papéis nesse drama contundente dirigido por Sean Penn.
A COSTA DE MOSQUITO
(The Mosquito Coast, 1986, 118 minutos, direção Peter Weir)

Inconformado com as limitações da vida urbana, Allie Fox (Harrison Ford) parte com mulher (Helen Mirren) e filhos para uma região ainda selvagem da América Central. Mas o que ele pensava ser uma vida paradisíaca pouco a pouco se revela uma difícil batalha pela sobrevivência. Filme pouco lembrado na filmografia de Harrison Ford, mas saudado pelos fãs de Helen Mirren como seu primeiro filme como protagonista nos Estados Unidos. Baseado no romance de sucesso de Paul Theroux, autor que adora criar personagens inconformados com a vida urbana americana que acabam caindo no mundo. Um belo filme de Peter Weir, altamente recomendável.


No comments:

Post a Comment